GROOMER OU TOSADOR?

Por Sergio Villasanti
Groomer Master da Wahl

Em primeiro lugar gostaria de dar as Boas Vindas à todos e agradecer as parcerias, opiniões e a abertura de novas amizades dentro do ramo Pet.

A WAHL fez uma diferença muito grande no mercado pet e com isto conseguimos transformar o nosso trabalho, fazendo com que ele se tornasse mais fácil e profissional com o auxílio dos produtos e máquinas de altíssima tecnologia.

Como primeira matéria gostaria de voltar a um ponto que ainda gera me entristece: a divulgação de informação incorreta sobre o que é ser GROOMER ou TOSADOR.

Há algum tempo recebi a seguinte mensagem: “Olá Sergio, tudo bem? Já trabalho há 15 anos na área de banho e tosa. Aprendi tudo sozinha, pois não tive condições de fazer um curso e hoje tenho meu próprio salão. Todos os meus clientes gostam muito do meu trabalho, por isso, gostaria de saber se você tem um curso de GROOMER em sua escola?”

No começo não entendi o que este profissional estava querendo dizer, após trocar algumas mensagens, descobri que o profissional soube em uma palestra que o palestrante se intitulava GROOMER e os outros que o estavam assistindo eram TOSADORES.

Esse assunto começou a me preocupar depois que recebi outro e-mail me perguntando quase a mesma coisa: “Bom dia, sou um TOSADOR e gostaria de ser um GROOMER. Como posso fazer? Você tem esse curso?”

Confesso que fiquei um pouco surpreso depois desses exemplos reais, pois acredito que está se espalhando informação incorreta .

Vamos esclarecer a dúvida!!

A palavra inglesa Groomer vem do verbo to groom que tem um significado bastante amplo, ou seja, pode designar várias coisas e dependendo do contexto em que é usado, pode ter sentidos diferentes. Mas, vamos ver somente os significados que têm a ver com a nossa profissão:

  • To groom: Limpar e higienizar (um animal no nosso caso). Remover sujeiras e parasitas da pele, cuidar da aparência, arrumar e deixá-lo em bom estado;
  • Groomer: A terminação ER em inglês designa a pessoa que está realizando a ação do verbo.

Resultado: Groomer é a pessoa que limpa e higieniza (um animal), remove sujeiras e parasitas da pele, cuida da aparência, arruma e o deixa em bom estado.

Mais uma curiosidade: traduzindo o termo groomer para o espanhol temos a palavra peluquero que significa cabeleireiro, e em francês temos toiletteur, que também quer dizer cabeleireiro, então…

Dog groomer = cabeleireiro de cães
Peluquero de perros = cabeleireiro de cães
Toiletteur de chiens = cabeleireiro de cães

É claro que não somos cabeleireiros, mas o que importa é o sentido da palavra. O que faz um cabeleireiro? Penteia, escova, corta, lava, seca, pinta, etc. Na realidade, ele arruma o cliente (humano) e o deixa bonito.

O que um banhista, tosador ou esteticista animal faz? Penteia, escova, corta, lava, seca, pinta, etc. Ele arruma o cliente (animal) e o deixa bonito.

Apenas para tirar dúvidas, veremos o que fala a descrição sumária de banhista, tosador e esteticista animal mediante o Código 5193 da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que é o órgão que legaliza a profissão: tosam, banham e enfeitam os animais. Limpam ouvidos, dentes e olhos de animais.

Resultado: Todos os banhistas, tosadores e esteticistas animal são groomers, independentemente do nível em que estejam.

É certo que alguns podem ter mais experiência do que outros, mas todos são groomers: eu, você, seu concorrente, seu colega de profissão.

Aproveitando a dúvida, você sabe o que significa a palavra grooming? Os verbos em inglês com a terminação ING designam que a ação está em andamento. Portanto, grooming significa arrumando.

Assim, podemos dizer que todo banhista, tosador ou esteticista animal é um groomer que faz o grooming em um animal.

Desta forma, todos têm uma grande importância no mercado pet, e todos somos iguais.

Bem-vindos ao mundo pet, GROOMERS.

Um abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s